O Conselho Federal de Administração promoveu em 1979 um concurso nacional para a escolha de um símblo que o representasse. Para tanto, foram convidadas personalidades relacionadas às artes gráficas, como o industrial José E. Mindlin, o especialista em heráldica Adm. Rui Vieira da Cunha, o grafista Adm. Zélio Alves Pinto, o arquiteto Alexandre Wollner, além dos presidentes dos Conselhos Regionais de Adminstração do Rio de Janeiro e de São Paulo, Adm. Antonio José de Pinho e Adm. Roberto Carvalho Cardoso, e do Conselho Federal Arlindo Braga Senna, para compor um corpo de jurados que deveriam julgar e escolher o Símbolo da profissão do Administrador.
O concurso recebeu 309 (trezentas e nove) sugestões, vindas de quase todos os Estados brasileiros. Estes trabalhos foram analisados por sete membros do júri e teve como primeiro resultado a seleção de 40 (quarenta) para serem escolhidos na segunda fase de julgamento. No dia 09 de abril de 1980, em Brasílis-DF, foram selecionados 10 (dez) trabalhos para a terceira fase do julgamento. A escolha final, dificílima, devido às linguagens gráficas distintas e oriundas das diversas regiões do país, finalmente legitimou o símbolo já bastante conhecido, que representa em, todo território nacional a profissão do Administrador. O trabalho escolhido foi apresentado por um grupo de Curitiba, denominado "Oficina de Criação".
O significado do símbolo brevemente se dará em uma nova postagem.
LÉIA G. SAMPAIO - Acadêmica de Administração
Também gostei desta postagem... pois também queria muito saber desde quando é usado este símbolo, e como foi feita a escolha do mesmo! Show! Amo cada vez este curso!
ResponderExcluirSaber a história do nosso símbolo (nós administradores) é muito bom! Adorei! Valeu!
ResponderExcluir