quinta-feira, 15 de abril de 2010

Fedora 13 ( Versão Beta)

Versão beta do fedora 13 já está disponível para download


Com codinome Goddard, a versão beta do Fedora 13 eleva o patamar das tecnologias de código aberto.
O Projeto Fedora patrocinado pela Red Hat Inc. empresa mundial em soluções open source, com colaboração e suporte da comunidade open source lança hoje a versão beta do Fedora 13, codinome Goddard, uma homenagem ao cientista e pai dos foguetes modernos Robert Hutchings Goddard. Os novos recursos disponíveis nesta versão mantêm o Fedora como a plataforma ideal para desenvolvimento. O projeto Fedora incentiva usuários, desenvolvedores e administradores a baixar e testar a nova versão, que eleva o patamar das tecnologias de código aberto. Embora a versão beta esteja estável, este é o momento para todos testarem suas partes favoritas do sistema e comunicarem possíveis problemas antes do lançamento da versão final.
Entre as principais novidades do Fedora 13, está a automatização de algumas capacidades de hardware e software para simplificar o trabalho do usuário. Quando este se conecta a uma impressora paralela ou USB, insere um CD específico - como uma coletânea de arquivos de música e não um CD padrão de áudio - baixa ou abre um arquivo do tipo archive usando as poderosas tecnologias de apoio da área de trabalho, o PackageKit, que detecta a ação do usuário e instala ajudantes de software. Com os softwares gratuitos a abertos, não há escassez nem necessidade de comprar dispendiosas atualizações para obter funcionalidades básicas.
O Fedora 13 Beta possibilita que os desenvolvedores instalem e testem uma stack do Phyton 3 em paralelo, uma funcionalidade que permite escrever e testar código utilizando a linguagem Phyton 2.6 ou a linguagem de próxima geração, Phyton 3, para otimizar seu trabalho. O Phyton é uma das linguagens de programação mais poderosas e populares do mundo porque é fácil de aprender, possui sintaxe legível, grande variedade de bibliotecas de funções úteis, desempenho e escalabilidade.
Além disso, o Fedora 13 Beta traz novas funções para o depurador GNU, gdb, que permitem que ele ofereça informações para bibliotecas C/C++ e Phyton no mesmo processo de execução. Os programadores podem escrever código Phyton que chame funções C/C++, aprimorando o desempenho e o rápido desenvolvimento para detecção e depuração mais ágil e eficiente de problemas no uso do código. Quando combinado com aplicativos como o Eclipse, o Fedora 13 Beta oferece um ambiente de desenvolvimento de alto nível em que é possível transformar a próxima geração de ideias de código aberto em código.
Os administradores de sistema também poderão testar alguns dos avançados aprimoramentos no sistema de arquivo do Fedora 13 Beta. Novos recursos do sistema de arquivos btrfs possibilitam retrocesso completo de estados, deixando o teste e a recuperação de arquivos ainda mais poderosos. É mais fácil usar o sistema de arquivo de próxima geração graças aos aprimoramentos no instalador Anaconda, que oferece opções de interface mais abrangentes, incluindo mais opções para tipos de armazenamento avançados.
Durante seu ciclo de desenvolvimento, o Fedora 13 também apresentou pela primeira vez um pacote instalável do Zarafa, um substituto do groupware Exchange, com e-mail, calendários e outras ferramentas de colaboração para utilização com clientes Microsoft e Linux. Oferece uma interface de usuário web prática, familiar e confortável e suporte a POP/IMAP e a outros protocolos, além de ferramentas para integração com os serviços Linux existentes.
Para descobrir o software Fedora gratuito, mais recente e melhor, acesse http://fedoraproject.org/get-prerelease e baixe uma cópia do Fedora 13 Beta. Disponível nas versões em 32 e 64 bits e também nos links da comunidade Fedora, que contam com importantes informações.

(www.informetecnologia.com.br/interna_noticia.php?idN=5581)

Newry M. Fernandes Batista- Acadêmica do I ADM/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário