quinta-feira, 29 de abril de 2010

Criação de FOLDER


No dia 22 de Abril de 2010 no Labin 5, tivemos aula de informática na qual aprendemos a fazer FOLDER. Cada acadêmico fez o seu, após isso, a equipe formada fomos tirar fotos do setor em que cada equipe ficou para a realização do seu trabalho de informática, essas fotografias foram feitas para serem colocadas em um Folder que foi feito por cada equipe. no caso são 3 equipes. Nossa equipe ficou responsável pelo setor financeiro do IESPES. Um setor bastante interessante, principalmente para o nosso curso que lida com setores variádos e principalmente com esse. Estamos bastantes alegres e interessados neste trabalho que é diversificado e que vai exigir bastante de todos.

Acadêmicos. Beatriz Parente;
Camila Marinho;
Leia Sampaio;
Lúcio Ferreira;
Maiara Santos;
Newry Batista

Elementos pré-textuais de um mini projeto




Hoje dia 29 de abril de 2010 nossa aula de informática foi bem interessante, aprendemos a fazer os elementos pré-textuais do mini projeto. Esses elementos pré-textuais são compostos por:
*Capa
*Folha de rosto
* Folha de apresentação
*Dedicatória
*Agradecimento
*Epígrafe
Em seguida Nos reunimos em equipe para Construir uma produção da equipe onde é necessário usar:
*Justificativas
*Situação do problema
*Objetivos (Geral e Específico).
Onde através disso iremos elaborar um projeto sobre informática no laboratório de pesquisa visando uma apresentação sobre o mesmo daqui a mais ou menos 30 dias.

Acadêmicas do curso de Administração vespertino 1º semestre.
Carlinda Rego
Jaqueline de Brito Viana
Leidiane Silva
Marcela Barbosa
Suane Cristina Lopes
Vivian Rafaela Chaves da Silva

Informática dinâmica - FOLDER




No dia 22 de abril de 2010 tivemos aula de informática no labin 5, na qual o professor Amiraldo explicou para que serve o folder e exemplificou fazendo um, sendo que cada acadêmico, além de prestar atenção, também fez o seu. Depois, reuniu-se os grupos ja formados para fazer um folder, na qual o tema é voltado para o IESPES, no caso, nossa equipe escolheu o laboratório de pesquisa.
Foi uma aula em que aprendemos como fazer um folder e qual a sua utilidade. Fazer um folder requer criatividade e ela serve para fazer publicidade e ao mesmo tempo passar uma grande quantidade de informações, concerteza servira para trabalharmos no PI futuramente.
Como todas as aulas do professor Amiraldo é super dinâmica e interessante, essa não poderia ser diferente.

Acadêmicos de ADM I vespertino:
Carlinda Rego
Jaqueline
Leidiane Silva
Marcela
Suane
Vivian Rafaela Chaves

domingo, 25 de abril de 2010

Tecnologia VoIP permite assinatura de contratos pelo telefone


A telefonia via internet passou rapidamente de um produto de nicho para a tecnologia padrão pelas empresas em suas comunicações.

Mesmo entre os provedores de telefonia a tecnologia Voz sobre IP, ou VoIP, tornou-se a base dos serviços prestadores, permitindo tarifas mais baixas e funções adicionais, como a integração entre correios de voz e e-mail.


Contratos pelo telefone


O campo de aplicação da assinatura de contratos pelo telefone é bem conhecido: uma empresa conversa com o seu gerente de banco pelo telefone e acerta uma operação. O bancário pressiona o botão de gravação do seu telefone, gerando imediatamente um pedido de confirmação da empresa.

Se o cliente concorda com a gravação, o registro começa imediatamente, em conformidade com o princípio VoIP, que é baseado na tecnologia de assinatura digital.

O programa vai dividindo a chamada telefônica em intervalos e agregando a cada pacote de dados as metadados correspondentes à assinatura digital. Para evitar que os pacotes individuais sejam armazenados na ordem errada, cada intervalo recebe um "selo" codificado distinto.

Dessa forma, a VoIP combina todas as informações importantes em uma ligação telefônica gravada como uma cadeia indivisível. Quaisquer alterações posteriores na chamada poderão ser imediatamente identificadas, não importanto quando essa eventual alteração for feita.


Assinatura eletrônica de contatos


Segundo os pesquisadores, a assinatura eletrônica de contratos via VoIP é adequada para todas as situações em que empresas, entidades públicas, bancos ou companhias de seguros pretendam armazenar chamadas telefônicas com uma técnica à prova de falsificação, a fim de dirimir quaisquer incertezas jurídicas posteriores.

Mas eles aventam outras possibilidades, com o registro de "atas eletrônicas" de tarefas que envolvam múltiplos atores, cada um com sua carga de responsabilidade - as conversas em uma sala de cirurgias, por exemplo.


È interessante essa pesquisa, na qual chamou muito minha atenção, pois a VoIP é um método eficiente e confiável, na qual pode-se fazer de qualquer lugar, contratos por telefone, e ressaltando que as chamadas telefônicas tem uma técnica à prova de falsificação, a fim de haver quaisquer incertezas juridicas posteriores. A tecnologia a cada dia vai se superando e é impressionante como ela avança.




Acadêmica Leidiane Silva de Moura - ADM I/ vespertinho

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Folder - Biblioteca


A aula de hoje foi super legal, aprendemos como se constrói o folder, que é muito importante para o marketing de eventos, festas, reuniões etc.
A aula foi bem dinamica, a cada aula aprendemos algo novo, que servirá muito para nossos trabalhos futuramente, e sendo que este trabalho de hoje também nos auxiliará em muitos eventos que concerteza nossa turma irá realizar.
Estamos todos bem empolgados e satisfeitos pelas novas descobertas e relembrando o que já haviamos esquecido.

Academicos adm- vespertino
Paola Richeder
Vitor Soares
Mailson André
Celiane Farias
Jocimeire da silva
Zaira

BLOG DA TURMA


O BLOG DA TURMA do 1º ADM Vespertino é um canal de informação sobre as aulas de informática aplicada à administração. Essa turma é muito criativa... Empolgante... Adora uma farra, mas quando é hora de trabalhar eles batalham mesmo!
A Informática Administrativa Básica visa ensinar-lhes a manuesar o office, como Word, Excel e o Power Point para fazer montagens e apresentações de maneira eficiente como a imagem acima!
Desejo muito sucesso à todos vcs!
Prof. Amiraldo SAntos

O QUE SÃO FOLHAS DE ESTILO?





Uma folha de estilos é um conjunto de regras que informa a um programa, responsável pela formatação de um documento, como organizar a página, como posicionar e expor o texto e, dependendo de onde é aplicada, como organizar uma coleção de documentos. A maior parte dos programas de editoração eletrônica e processadores de texto moder-nos trabalham com folhas de estilos. O processo consiste em definir um rótulo (nome do estilo) para um determinado parágrafo e em seguida alterar os seus atributos. Todo parágrafo que for rotulado com aquele estilo passará a exibir as características definidas anteriormente. Qualquer alteração nos atributos de um estilo afetará todos os parágrafos que estiverem rotulados com ele. Esta descrição, que se aplica a estilos em processadores de texto e programas de editora-ção eletrônica, também vale para a Web. Na Web, os "parágrafos" são blocos marcados por descritores HTML como, etc. Para fazer com que todos os blocos de textos mar-cados comem um documento sejam exibidos em tamanho de 48 pontos, basta definir a regra: H1 {font-size: 48pt} dentro de uma "folha de estilos" aplicada ao documento. A folha de estilos pode ser um arquivo de textos simples (alfabeto ISO-Latin1) com a extensão .css. Para vinculá-lo a uma página HTML, esta deve ter dentro do seu bloco ... o seguinte descritor:O restante deste artigo tratará dos fundamentos da tecnologia de folhas de estilos aplicáveis ao HTML, chamada de Cascading Style Sheets (folhas de estilo em cascata), mostrando como estabelecer as regras de estilo para um bloco de texto, uma página ou todo um site. Seções específicas abordarão cores, imagens, tipologia e posicionamento. Este texto não é completo. Omitimos propriedades e recursos não suportados nos browsers e nos limitamos àqueles recursos que constam da especifica-ção CSS1 (não incluímos recursos proprietários nem a maior parte das novidades do CSS2 que não funcionam nos browsers disponíveis no mercado). Para uma abordagem mais completa, consulte a documentação oficial do W3C: http://www.w3.org/Style/.


Carlinda Rego/ Adm I - vespertino

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Editores ou processadores de textos...


Os editores ou processadores de texto, são certamente os softwares mais utilizados em informática; esta afirmação pode ser confirmada observando-se que desde a confecção de ralatórios gerenciais, trabalhos escolares, textos mais diversos possíveis, e até para se "escrever" programas que serão utilizados em todas as áreas onde haja utilização de computadores.


Existem diversos processadores de texto no mercado brasileiro, com "foco" na imagem de marketing que pode ser feito através de documentos dos mais diversos tipos e direcionados para as mais diversas atividades, quando estes têm qualidade e visual agradável.


Assim, notamos que já não é somente a mensagem escrita a função do editor ou processador de textos, mas o conjunto de efeitos visuais que ele pode transmitir através de recursos que hoje são providos pelos numerosos softwares que encontramos á nossa disposição. Esses recursos, podemos sucintamente enumerar e chamá-lo de "funções especiais", a saber:


CORREÇÃO ORTOGRÁFICA E SINÔNIMOS: Uma função existente em quase todos os programas disponíveis, notadamente aqueles voltados ao mercado SOHO (Small Office Home Office), que compara as palavras digitadas com outras existentes em um arquivo-dicionário, sugerindo opções para substituição da mesma, de acordo com a grafia mais aproximada.


VISUALIZAÇÃO DE VÁRIOS DOCUMENTOS: Pode-se visualizar vários documentos em edição ao mesmo tempo, visando copiar e tranferir dados de um ao outro, de forma a facilitar o aproveitamento de textos já digitados anteriormente.


INSERÇÃO DE ÍNDICES AUTOMÁTICOS: Característica hoje extremamente necessária, principalmente na edição de documentos longos, como livros e manuais, monografias e trabalhos universitários.


INSERÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS: Inclusão no corpo dos documentos, de tabelas provenientes de planilhas eletrônicas e imagens de ilustração, formatando e organizando os documentos de forma a trazer estética ao mesmo.


Esse foi um dos assuntos abordado na prova de Informática com o Prof. Amiraldo, no dia 08 de abril de 2010, na qual, tinhamos que escrever um texto explicando a importância dos editores para a administração de empresas.
Leidiane Silva de Moura - Acadêmica de ADM 1º vespertino.

terça-feira, 20 de abril de 2010

1ºADM VESPERTINO - A TURMA!!!

Esse povo é muito cativante... Como não gostar dessa turma! Mas apesar dos elogios, quero ver o trabalho de vocês sendo construido com muita criatividade e disposição...
Que o nosso projeto de Informática Administrativa deem a cada um ferramentas suficientes neste período acadêmico para realizarem bem seus trabalhos e pesquisas!
Desejo muito sucesso a cada um de vocês!

Carinhosamente,

Prof. Amiraldo Santos

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PROJETO INFORMÁTICA ADMINISTRATIVA


O Projeto "Informática Administrativa" foi a forma como encontramos de tornar as aulas de informática básica ainda mais atrativa para os acadêmicos. Dividido em 3 fases, envolverá a utilização do WORD, EXCEL e POWER POINT em sua construção...
Nas próximas postagens, de nossos acadêmicos, vocês poderão acompanhar o andamento do mesmo pelos relatos a serem postados aqui, bem como as fotos de cada etapa!
Hoje, inauguramos em nosso BLOG o lançamento do
Projeto INFORMÁTICA ADMINISTRATIVA!
Muito sucesso a todos!
Prof. Amiraldo Santos

ALERTA!!!



Caros Acadêmicos,

As POSTAGENS LIVRES sobre Informática e Administração devem conter a fonte de onde foram retiradas, bem como os SEUS COMENTÁRIOS. Somente as postagens livres com comentários assinados por seus autores terão conceito!
POSTAGEM LIVRE + COMENTÁRIO (ANÁLISE DO ASSUNTO) = CONCEITO.

Sem comentário sobre o assunto pesquisado nada de nota!
Um grande abraço à todos!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cyber-Shot


Sony Cyber-Shot amplia linha com soluções completas para o consumidor


Modelos reúnem o que há de mais moderno em tecnologia com melhor custo benefício.
Neste mês, a linha Cyber-shot inova mais uma vez e traz ao mercado seus primeiros lançamentos do ano. A série S se destaca pelo modelo DSC-S2000, com 10.1 megapixels, já a série W - uma das mais comercializadas - apresenta quatro novos equipamentos, a DSC-W310, DSC-W320, DSC-W350 e a DSC-W380.
As duas séries possuem a tecnologia SteadyShot, que evita fotos tremidas, sendo que nos modelos W350 e W380 está disponível o Optical SteadyShot. Todas possuem ISO 3200 de alta capacidade, ideal para fotos em movimento com pouca iluminação. Outra particularidade das câmeras é o Face Detection, que realiza o balanço de controle de cor e do flash automaticamente no rosto do fotografado, capturando todos os detalhes da imagem, além da tecnologia Smile Shutter, que identifica o sorriso do fotografado e dispara até seis fotos na sequência.
“Essas câmeras confirmam a excelência da linha Cyber-shot, que prima pelo design e tecnologia e traz ao mercado inovações a cada série”, declara Carlos Paschoal, gerente geral de Digital Image da Sony Brasil.
Embora os modelos sejam de séries diferentes, ambos têm muito em comum. As duas séries já vêm com memory stick dentro da caixa, sendo a DSC-S2000 com 2 GB e os modelos DSC-W310, DSC-W320, DSC-W350 e DSC-W380 com 4 GB de capacidade cada um.

(www.informetecnologia.com.br/interna_noticia.php?idN=5589)

Newry M. Fernandes Batista- Acadêmica do I ADM/2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

De olho no mercado móvel


Sob o slogan "É Tempo de Compartilhar", a Microsoft lançou sua linha de smartphones Kin, cujo enfoque é o público jovem, usuário de redes sociais. O lançamento ocorreu na tarde desta segunda-feira dia 12.
Com design arrojado, o Kin tem dois modelos sensíveis ao toque, descritos como Kin One e Kin Two, e que terão o Bing como site de buscas, lançado pela companhia no ano passado. Ambos são 3G.
O desenho dos aparelhos foi feito para usuários de internet por celular, que tem 60% do público composto por pessoas com idade entre 16 e 34 anos, segundo pesquisa feita pela empresa britânica Essencial Research.

Lucio Joel Ferreira de Andrade - Acadêmico do 1°ADM/2010

Brasil terá dois PCs para cada três habitante


A Fundação Getúlio Vargas prevê que até 2014 o mercado brasileiro de PCs deverá crescer rapidamente, chegando ao equivalente de duas máquinas para cada três habitantes, isso vai somar um total de 140 milhões de máquinas, algo que hoje esta em torno de 2 computador para cada 5 pessoas.
O Brail por ter sua taxa de computadores por habitante abaixo de outros lugares do mundo, há muito espaço para o crescimento nessa aréa.

Lucio Joel Ferreira de Andrade - Acadêmico do 1°ADM/2010

DBArtisan XE

Embarcadero lança DBArtisan XE, multiplataforma e compatível com ToolCloud
http://www.programmers.com/Content/images/promotions/embarcadero/DBArtisanXE_box.gif

O primeiro conjunto de ferramentas de administração de banco de dados heterogêneos do mercado com implementação e licenciamento centralizados sob demanda
A Embarcadero Technologies lança o DBArtisan® XE, o mais novo membro da família DBArtisan de ferramentas de administração de bancos de dados heterogêneos. Com suporte imediato a múltiplas plataformas de bancos de dados, o DBArtisan XE capacita administradores de bancos de dados (DBA, na sigla em inglês) a maximizarem o desempenho, a disponibilidade e segurança de todo e qualquer banco de dados, independente do tipo, a partir de uma única interface. O DBArtisan XE também proporciona a gerenciabilidade ideal de ferramentas sob demanda com Embarcadero® ToolCloud™.
O DBArtisan XE ajuda os administradores de bancos de dados a gerenciar e otimizar o esquema, a segurança, o desempenho e a disponibilidade de todos os seus bancos de dados. Com poderosos monitores de bancos de dados, informações inteligentes de diagnóstico e detalhamento hierárquico amplamente pormenorizado, o DBArtisan permite que os usuários identifiquem de forma ágil e precisa os problemas de seus bancos de dados e tomem as medidas necessárias para resolvê-los mais rapidamente. O DBArtisan XE também possibilita que os administradores de bancos de dados analisem, depurem e otimizem em SQL para maximizar o desempenho e a disponibilidade do banco de dados.
Projetado para economizar tempo e custos operacionais relacionados ao uso e gerenciamento de ferramentas de software, o DBArtisan XE é o primeiro produto da Embarcadero a incluir o Embarcadero ToolCloud como recurso-padrão. O ToolCloud oferece provisionamento e licenciamento centralizado, bem como implementação de ferramentas sob demanda, de forma a melhorar a gerenciabilidade de ferramentas em empresas de TI com múltiplos usuários de DBArtisan. O Embarcadero® InstantOn™, também incluído no DBArtisan XE, garante aos administradores de bancos de dados acesso rápido a partir de qualquer lugar da rede, sem a necessidade de qualquer instalação em suas máquinas locais.
"Os administradores de bancos de dados preocupam-se com o fato de terem ou não licença para uma determinada plataforma e com o tempo necessário para aprenderem a utilizar novas ferramentas administrativas de diversos fornecedores. Eles não deveriam ter que se preocupar com essas coisas", explica Michael Swindell, vice-presidente sênior de marketing e produtos da Embarcadero Technologies. "Com DBArtisan XE, os administradores de bancos de dados possuem acesso a um único conjunto de ferramentas a partir do qual podem gerenciar todos os seus bancos de dados, e com o ToolCloud, possuem acesso instantâneo às suas ferramentas a partir de qualquer lugar de sua rede. Agora os administradores de bancos de dados já podem se concentrar mais em seus trabalhos, em vez de se preocuparem com as ferramentas de que necessitam para realizá-los".
Os recursos principais do DBArtisan XE incluem:
· Suporte heterogêneo verdadeiramente imediato a todos os principais sistemas de gerenciamento de banco de dados, incluindo Oracle®, SQL Server®, IBM® DB2®, Sybase® e MySQL® a partir de uma única interface
· Gerenciamento de esquema, segurança, desempenho e dados
· Suporte nativo e detalhado a plataformas de banco de dados e suporte a versões para maior controle e precisão do que o fornecido por ferramentas de administração de banco de dados que dependem de interfaces ODBC ou JDBC simples
· Gerenciamento centralizado de licenças e acesso a ferramentas e implementação sob demanda com Embarcadero ToolCloud
· Executa ferramentas sem precisar de instalações locais. Evita conflitos ao executar múltiplas versões com Embarcadero InstantOn
· O Embarcadero Analyst Pack opcional fornece ferramentas adicionais de planejamento de desempenho, espaço e capacidade para ambientes de bancos de dados de grandes dimensões para ajudar a estabelecer planos adequados de back-up e recuperação, melhorar o tempo de atividade, a qualidade dos serviços e a alocação de recursos e evitar contratempos dispendiosos.
Além disso, o DBArtisan XE ajuda a estabelecer e manter a segurança do banco de dados de forma eficiente em todo o ambiente de banco de dados. Com DBArtisan XE, os administradores de bancos de dados podem gerenciar usuários, funções, privilégios e a segurança de senhas, bem como migrar contas entre plataformas de bancos de dados iguais ou diferentes. Uma vez que o DBArtisan XE gerencia a segurança de banco de dados em vários tipos diferentes de banco de dados, os administradores podem adotar uma abordagem consistente e simplificada de segurança, mesmo nos ambientes heterogêneos mais complexos.

(www.informetecnologia.com.br/interna_noticia.php?idN=5582)

Newry M. Fernandes Batista- Acadêmica do I ADM- Vespertino/2010

Informática


A turma do I ADM vespertino está toda de farda. Somos "coloridos" e alegres. Aqui estão alguns representantes do grupo com o professor Amiraldo.

Zaira.

Informática na Administração


O grupo da Celiane está feliz.
Hoje é Quinta-feira.
É dia de aula de informática.


Zaira.

AULA DINÂMICA


Hoje dia 15 de abril tivemos aula com outra dinâmica,na qual enteragirmos muito bem.Fizemos a avaliação institucional e depois bater fotos nas dependências da instituição,formamos equipes de seis pessoas para montarmos projetos sobre informática na administração,e obtivemos conteúdo para segunda nota,que serão distribuidos 1ª fase no Word valendo 3.0, a segunda fase no exel 3.0,a terceira no power point 3.0,é os últimos 1.0 pontos serão distribuidos com postagens no blogger e apresentações feitas sobre o que aprendemos do projeto.Na foto acima,minha equipe.
Jocimeire Pires



Um pedacinho da instituição

Na aula de informática do dia 15 de abril,obtivemos o conteúdo que será utilizado para segunda nota.No qual teremos que escolher uma local da instituição,para desenvolver o nosso trabalho.Enquanto isso,o nosso professor de Informática nos levou para dar uma volta na instituição,e como nós somos bem inteligentes,tiramos algumas fotos aqui na instituição.E essa é uma delas,que está turma de ADM do I semestre.


Maiara Santos Brito, ADM I semestre

ADM + INFORMÁTICA + DIVERSÃO

No dia 15 na aula de informática com o professor Amiraldo, tivemos uma aula diferente e divertida.
Logo no inicio fizemos a avaliação institucional, onde todos avaliaram os professores do curso e poderam tambem fazer uma auto-avaliação.
Logo depois o Professor Amiraldo e a turma sairam pelo IESPES e curtiram um momento cheio de flashs. (Olha a turma de ADM ai). Depois retornamos a sala para o professor explicar sobre o Projeto Informatica Administrativa. O projeto que faremos no 2º bimestre.
Vitor Soares - ADM I 2010

Esse é OOOOO GRUPO

Nosso grupo é formado por Eu Suane, Carlinda, Jaqueline, Leidiane, Vivia e Marcela para Trabalharmos juntos para conseguimos a segunda nota do 1 semestre que vai ser 10 com os assuntos do projeto informatica admnistrativa.

Suane Cristina.


Interatividade

Aos 15 de Abril de 2010, os acadêmicos de I ADM - vespertino, estam em sala de aula com o Profº. Amiraldo, na disciplina de Informática. Uma aula muito interativa, com a participação de todos os acadêmicos, fotos, postagem, avaliação institucional, dentre outras atividades foram realizadas durante o horario.
A participação de todos é muito importante no processo Administrativo, aliado aos conhecimentos tecnologicos.

Celiane Farias Oliveira
I ADM - vespertino

Projeto Informática Administrativa




No dia 15 de abril na aula de informática, foram formadas as equipes para o projeto que está sendo iniciando. Na qual cada grupo formado por seis pessoas, irá escolher um setor do IESPES para realizar o trabalho. Na foto acima, os componentes da minha equipe.


Beatriz Parente,
acadêmica de administração 1º semestre.

Informática


I ADM vespertino, passeando pela universidade. Foto que faz parte do projeto que será avaliado e ministrado pelo professor Amiraldo.
A aula de informática é criativa, alegre e com aproveitamento.

Zaira.

Consquitando um bônus

No dia 15 de Abril deste mesmo ano estávamos em sala de aula quando uma aluna, chamada Vivian, acadêmica de administração do primeiro semestre, estava querendo que o professor Amiraldo lhe desse a 1ª nota do seu rendimento acadêmico. E eu, Mailson, fiz uma foto marcando este momento em sala de aula, e sabemos que nesta disciplina existe muita dinâmica entre os alunos envolvendo o professor e, que esse entrosamento entre nós é fundamental para este curso de Administração, o que seria a "União".



Mailson André acadêmico de Administração do 1º semestre vespertino.

Disciplina Informática - Prof. Amiraldo



Aula no dia 15 de abril


Na quarta-feira dia 15 de abril de 2010, nós alunos do 1° ADM participamos de mais uma aula pratica no labin 5, essa por sua vez foi a mais calma de todas, no seu inicio, a apedido do prof° Amiraldo Bezerra, fizemos nossa avaliação institucional, em seguida particapamos de uma séria de fotos dentro e fora da sala.
Depois do intervalo, o professor explicou como vai ser nossos proximos trabalhos. E pra terminar a aula fomos encarregados da tarefa de postar nesse blog esse relatório.

Lucio Joel Ferreira de Andrade - Acadêmico do 1° ADM/2010

Aula do Dia 15/04/2010 - Muito Show!!!

Depois de fazer a atividade orientada pelo professor Amiraldo, no laboratório de informática, ficamos bagunçando enquanto ele tirava fotos da turma! Mas também tem fotos sérias, pois todos nós levamos muito a sério o curso de administração, queremos ser profissionais centrados e de muito sucesso!
Tiramos fotos fora da sala, e também na frente do IESPES, pois temos orgulho de estudar aqui. Todos estávamos usando nossas camisas com o símbolo de administração, pois também temos orgulho do nosso curso.
Nós vamos trabalhar em equipes, usando os programas word, excel, powerpoint, e internet. Vamos ter várias atividades relacionadas a estes programas, e acreditamos que vamos aprender muitas coisas que poderemos aplicar na nossa profissão.

LÉIA SAMPAIO - Acadêmica de Administração

Aula light..


Hoje dia 15 de abril de 2010 a aula de informática foi no laboratório e por sinal uma aula super light, fizemos a avaliação institucional, e em seguida o professor deu nossas notas...

Fomos tirar várias fotos na frente da instituição, rimos bastante enfim...

Iniciamos o 2º bimestre fazendo um projeto de informática administrativa sendo que haverá 3 fases.

1º fase: Word onde inclui questionários, produção de folder's e relatórios

2º fase: Excel onde inclui planilhas de dados e construção de gráficos

3º fase: Power point onde inclui apresentação dinâmica e socialização de resultados.

Bom os 10 pontos do 2º bimestre já estão distribuídos agora é só correr atrás.. rsrsrs


Vivian Rafaela Chaves da Silva - Acadêmica do curso de ADM 1º semestre.

Na aula de informática (nossa equipe)

Hoje o professor Amiraldo formou equipes para trabalhar com alguns programas de informática, para nos interagir e criar conceitos encima dos programas...
Essa é a nossa equipe formada por Carlinda, Suane, Leidiane, Jaqueline, Vivian e a Marcela.
Nós vamos reunir o grupo para trabalhar com alguns departamentos do Iespes e organizar tudo no computador com os seguntes programas excel, word, power point.
E com isso nos vamos trabalhar os seguintes dias de aula de informática desse semestre.

Jaqueline Viana

Novo projeto


Essa é minha equipe do novo projeto que o professor de Informática Amiraldo propos para nós . Tiramos algumas fotos para por em nosso projeto em seguida nos direcionamos para o labin 05 onde tivemos alguns esclarecimentos referentes ao trabalho. E por fim estamos postando nossa aula de hoje ..

carlinda rego - adm I/ vespertino

Aula no LABIN ( Dia 15)



No dia 15 de Abril de 2010 após realizar-mos a Avaliação Institucional do IESPES no qual avaliamos os professores e nossas própria condultas universitárias, nós recebemos nossas notas do 1º Semestre. Além disso fomos tirar algumas fotos para postar neste BLOG e que servirão para trabalhar-mos com elas nos programas do computador. Despois do intervalo voltamos a ao LABIN, nosso professor nos repassou algumas informações como realizaremos o trabalho para a 2ª Avaliação. Este trabalho se chama Projeto Informático Administrativo que será realizado de equipes que constará de 3 Fases, cada fase custará 3,0pts. Teremos que usar alguns programas para a realização do mesmo. Na 1ª fase usaremos o Word, e teremos que fazer um Projeto, Questionário, Folder, Relatório. Na 2ª usaremos o Excel e faremos Planilhas de Dados e Construção de Gráficos e na ultima o Power Point e teremos que fazer a Apresentação e a Socialização dos dados.

Newry. Marildes Fernandes Batista- Acadêmica do I ADM- vespertino/2010

Os academicos do ADM-1º,


Quinta-feira,15 de abril de2010,na aula de informática.
Foi feita a prova institucional e a entrega das provas e das notas.
Tambem,tiramos algumas fotos para darmos continuidade nos trabalhos para a segunda nota.Discutimos sobre o que será trabalhado nas proximas semanas do Aula foi muito divertida,todos estavam muitos participativos inclusive o professor.
Concerteza nossa turma é maravilhosa!
Camila R Marinho Academica 1ºADM

Informática

Hoje a aula de informática foi maravilhosa como as outras. Os acadêmicos do I ADM vespertino tiveram a oportunidade de tirar fotos e aperfeiçoar o aprendizado de informática e internet. Tivemos orientação sobre a segunda nota. Temos a certeza de que o IESPES é o melhor lugar.

Zaira.

Aula dinâmica


No dia 15 de abril, tivemos aula de Informática com o professor Amiraldo no labin 5, onde fizemos a avaliação institucional em que os acadêmicos avaliaram os professores e se avaliaram, cada dupla recebeu a prova e ao mesmo tempo a nota, em seguida, ocorreu a divisão dos grupos, sendo que, cada grupo teve seu momento de "pop star", ou seja, tiramos fotos no labin, na frente e dentro da Instituição e, por fim, foi esplanado os conteudos para 2º nota.

Foi uma aula divertida e diferente. Apesar, tudo o que é diferente é gostoso.




Leidiane Silva de Moura - Acadêmica ADM I/ 2010

LG Intel® Core™

LG lança linha de notebooks equipados com processadores Intel® Core™

http://www.techlider.com.br/wp-content/uploads/2009/08/Daten-Nevo.JPG
Certificados pela DLNA, os novos notebooks R490 e R590 da LG compartilham músicas, fotos e vídeos de forma rápida e prática.
A LG Electronics, empresa global e inovadora em tecnologia para comunicação móvel, lança no Brasil as linhas R490 e R590 de notebooks de alta performance, compostas por seis diferentes modelos, equipados com os novos processadores Intel® Core™ i7, i5 e i3. Com design sofisticado e disponíveis nas cores preta ou branca, os novos equipamentos proporcionam alto desempenho de trabalho, com plataformas cada vez menores, que garantem leveza e baixo consumo de energia.
Com os modelos da linha R490, os usuários acessam à Internet, assistem a vídeos e ouvem música de maneira fácil e rápida. Os aparelhos têm processador Intel® Core™ i3, HD de até 500GB, memória DDR3 expansível até 8GB, sistema operacional Windows® 7, tela LED LCD de 14 polegadas no formato widescreen (16:9) HD, três entradas USB 2.0, conexão e-SATA, saída HDMI, webcam de 1.3 megapixels com microfones estéreo, Bluetooth e áudio SRS TruSurround (efeito de 5.1 canais).
Desenvolvida sob medida para o uso de aplicativos pesados, a família R590 possui os processadores Intel® Core™ i7, i5 ou i3, HD de até 500GB, placa de vídeo NVIDIA GeForce G310M com 512MB de memória dedicada (para o modelo R590 5100) e GT 335M de 1GB (para os modelos R590 5200 e R590 5500) e memória DDR3 expansível até 8GB. Os produtos dessa linha contam também com tela LED LCD de 15,6 polegadas no formato widescreen (16:9) HD+ ou HD, sistema operacional Windows® 7 (64Bits), teclado numérico, que proporciona maior conforto à digitação, opção de leitor de mídias Blu-ray, três entradas USB 2.0, conexão e-SATA, saída HDMI, webcam de 1.3 megapixels com microfones estéreo, Bluetooth e áudio SRS TruSurround HD(efeito de 5.1 canais).
“Alinhada às tendências mundiais em Tecnologia, a LG disponibiliza no Brasil duas famílias completas de notebooks com os novos processadores Intel® Core™, enriquecendo ainda mais a experiência dos consumidores, no que diz respeito a alto desempenho”, afirma Fernando Mologne Fraga, gerente de produto de notebooks da LG Electronics no Brasil.
Os notebooks das duas famílias já contam com a certificação DLNA (Digital Living Network Alliance), padrão máximo em tecnologia de redes domésticas, concebida para garantir o compartilhamento rápido e prático de conteúdos multimídia entre diversos equipamentos eletrônicos de consumo, o que agrega estilo e conectividade aos novos produtos.
O preço médio sugerido dos notebooks das linhas R490 e R590 varia entre R$ 2.699,00 e R$ 4.399,00.

(www.informetecnologia.com.br/interna_noticia.php?idN=5564)

Newry M. fernandes Batista Academica do I ADM 2010

Microsoft lança serviços na nuvem para empresas

Microsoft lança serviços na nuvem para empresas


Empresa reforça estratégia de Cloud Computing ao disponibilizar para o mercado brasileiro a plataforma Windows Azure e o conjunto de serviços Business Productivity Online Suite.
A Microsoft Brasil anuncia hoje (12/04) a disponibilidade comercial no mercado brasileiro do Windows Azure, plataforma de serviços na nuvem projetada para hospedar serviços e aplicações Web, e do BPOS - Business Productivity Online Suite, um conjunto de soluções de colaboração e mensagens na nuvem oferecido como serviço. As duas soluções, hospedadas nos datacenters da companhia, complementam a estratégia de computação na nuvem da Microsoft.
“A estratégia de Software mais Serviços da Microsoft ganha força no mercado brasileiro com o início das vendas do Windows Azure e do BPOS que trarão mais opções de escolha e flexibilidade para nossos clientes corporativos. Isso possibilita que as empresas tirem o melhor proveito dos sistemas, da conexão dos dispositivos e da evolução da Web”, destaca Paulo Iudicibus, diretor de Novas Tecnologias e Inovação da Microsoft Brasil.
BPOS
O BPOS é formado pelo Exchange Online, SharePoint Online, Office Live Meeting e Office Communications Online. Estes serviços na nuvem foram projetados para fornecer as empresas de todos os tamanhos comunicação com alta disponibilidade, segurança e gerenciamento simplificado de TI. A solução estava em fase de testes no mercado brasileiro desde novembro de 2009.
“Ficamos surpresos com a receptividade do mercado corporativo ao BPOS. Durante o período de testes cerca de 2.000 empresas brasileiras experimentaram o produto. Já temos também mais de 130 parceiros locais preparados para comercializar a solução. Uma das grandes vantagens do produto é permitir a adoção pelas empresas de modelos híbridos, com a opção de manter parte dos dados nos servidores internos e com a hospedagem do restante na nuvem”, afirma Eduardo Campos de Oliveira, gerente de Marketing e Negócios da Divisão de Produtividade e Colaboração da Microsoft Brasil.
O Business Productivity Online Suite, que estará disponível até final de abril em 36 países, é a única solução baseada em nuvem totalmente preparada para negócios globais. Os clientes podem escolher a partir de uma gama de soluções do Microsoft Online Service, com a disponibilidade da suíte completa a partir de US$ 10 por usuário mês. O pagamento do serviço será cobrado de acordo com o número de usuários.
Windows Azure
O Microsoft Windows Azure é uma plataforma para serviços na nuvem que é utilizado para o desenvolvimento, o armazenamento e o gerenciamento dos serviços dentro do ambiente da plataforma Azure. A plataforma é flexível e pode ser utilizada para construir novas aplicações para rodar na nuvem ou para melhorar programas já existentes. A arquitetura aberta permite que os desenvolvedores tenham a opção de construir aplicações na web, conectar aparelhos, PCs, servidores ou soluções híbridas.
A solução é composta basicamente pelo Windows Azure, sistema operacional na nuvem e o SQL Azure, banco de dados relacional, também executado na nuvem.
O produto permite que desenvolvedores e gerentes de serviços façam o escalonamento vertical e horizontal de forma simplificada, sem procedimentos operacionais complexos. As empresas também não precisam se preocupar com a construção ou o gerenciamento de máquinas virtuais, atualização de sistemas operacionais e criação dos seus próprios sistemas de redundância.
O preço do Windows Azure é baseado na medição do consumo de serviços usados conforme o crescimento. O consumo é medido por quatro medidores: medidores de computação (por hora de serviço); medidores de armazenamento (por GB/DB armazenados); medidores de largura de banda (por GB transferidos) e medidores de transações (por usuários/transações). Empresas de todos os tamanhos podem adquirir o Windows Azure com a rede de parceiros da Microsoft ou no site http://www.microsoft.com/brasil/windowsazure. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito.
De acordo com Antonio Moraes, gerente geral de Servidores da Microsoft Brasil, o Windows Azure já está disponível em 41 países e milhares de desenvolvedores no mundo já estão trabalhando com a plataforma. “No Brasil, diversos clientes e parceiros testaram o produto nos últimos meses. Entre os benefícios da solução está a vantagem de reduzir o investimento em equipamentos de hardware. As empresas podem consumir os recursos de computação que elas precisam, sem precisar investir em aquisição e configuração de infra-estrutura que talvez não utilizem em momento de ociosidade ou de baixa demanda”, conclui o executivo.

(http://www.informetecnologia.com.br/interna_noticia.php?idN=5580)

Newry M. Fernandes Batista- Acadêmica do I ADM-2010

Aula do dia 15 de abril



A aula do dia 15 de abril de 2010, foi bem interessante, recebemos nossas notas e tiramos algumas fotos que servirão para nossos trabalhos do 2º bimestre.
Tambem nos foi repassado os trabalhos que faremos para conseguirmos a nota, com os programas do word, excel,power point, o blog, e o projeto que faremos sobre algum setor da instituição.
Estou bem contente com o curso, e as aulas estão sempre nos ajudando a alcançar novos conhecimentos.
Academica
Paola Richeder

Microsoft apresenta três novas webcams de alta resolução!

A Microsoft anunciou três novas webcams que fazem parte da linha LifeCam, as três câmeras são HD (720p). Os modelos LifeCam HD-5000 e HD-5001 tem algumas diferenças de design, mas só, pois no resto são absolutamente iguais. O grande diferencial destes dois modelos é o custo, a Microsoft afirma que são as únicas webcams do mercado com autofous e alta resolução, que custam menos de 50 dólares (49,95).

Já a LifeCam HD-6000 é um pouco menor e foi pensada para o uso em notebooks, também possui autofocus e qualidade de imagem 720p, porém esta custa um pouco mais, cerca de 60 dólares. A HD-6000 possui 360 graus de rotação, o que permite gravar todos os ângulos sem ter que tirar a webcam do notebook.
Os três modelos possuem tecnologia TrueColor, que garante uma excelente qualidade de vídeo, mesmo em situações de muito pouca luz, além da tecnologia de detecção de rosto, que identifica o rosto da pessoa e aplica o zoom correto.
A partir da versão 4.2 do Skype, conversas por vídeo em alta resolução (720p nativo) já são possíveis. Versões anteriores interpolam as altas resoluções apenas.
Vitor Soares - ADM I 2010

SIGNIFICADO DO SÍMBOLO DE ADMINISTRAÇÃO


Você sabe o que significa o símbolo da administração? Poucos acadêmicos de administração sabem o significado do símbolo, e até alguns professores não entendem muito bem o sentido. eu mesma não entendia muito bem, só fazia hipóteses, mas resolvi pesquisar e descobri algo muito interessante.
O símbolo escolhido para identificar a profissão do Administrador tem a seguinte explicação pelos seus autores: "A forma aparece como intermediário entre o espírito e a matéria". Para Goethe o que está dentro (ideia), está também fora (forma).
A forma básica, na verdade, é um quadrado perfeito, que representa o equilíbrio entre diversas forças.
Ao dobrarmos as pontas do quadrado, formamos 4 (quatro) setas, 2 (duas) que apontam para o centro da forma, representando a convergência dos esforços, energias e recursos internos da empresa em prol de um objetivo comum, e 2 (duas) setas que apontam para as laterais direita e esquerda, que nos lembram que tais recursos e esforços devem ser direcionados também para o equilíbrio da organização com o ambiente externo. O azul foi escolhido por ser a cor que representa a criatividade.
Compreender o significado da forma é compreender a essência da Administração. Contemplar e fazer uso do símbolo é assumir compromisso com essa essência.
Para adquirir informações detalhadas sobre o significado, as principais aplicações e o diagrama básico para elaboração do símbolo do Administrador, você poderá adquirir futuramente o Manual de Identidade Visual da Profissão de Administrador, enviando um e-mail para marketing@cfa.org.br .
LÉIA SAMPAIO - Acadêmica de Administração

A tecnologia da informática na administração.


A informática é a feramenta que permite lidar com a informação.

Diariamente milhões de pessoas em todo o mundo se conectam a internet millhões de e-mails são enviados.O numero parece assustador,entretanto,com o advento do computador,e mais tarde da internet as informaçoes e grandes negocios acontecem numa velocidade impressionante,resultado de um mundo globalizado.

E para transmitir informações,nada melhor do que utilizar a tecnologia.

Os serviços são dispostos pelas empresas para que as pessoas tenham acesso a informática de maneira rapida e eficaz.Alem disso têm a possibilidade em realizar outras funções precisa na administração de empresas.

A informática é fundamental na administração!
Camila R. Marinho 1ºADM /2010

Fedora 13 ( Versão Beta)

Versão beta do fedora 13 já está disponível para download


Com codinome Goddard, a versão beta do Fedora 13 eleva o patamar das tecnologias de código aberto.
O Projeto Fedora patrocinado pela Red Hat Inc. empresa mundial em soluções open source, com colaboração e suporte da comunidade open source lança hoje a versão beta do Fedora 13, codinome Goddard, uma homenagem ao cientista e pai dos foguetes modernos Robert Hutchings Goddard. Os novos recursos disponíveis nesta versão mantêm o Fedora como a plataforma ideal para desenvolvimento. O projeto Fedora incentiva usuários, desenvolvedores e administradores a baixar e testar a nova versão, que eleva o patamar das tecnologias de código aberto. Embora a versão beta esteja estável, este é o momento para todos testarem suas partes favoritas do sistema e comunicarem possíveis problemas antes do lançamento da versão final.
Entre as principais novidades do Fedora 13, está a automatização de algumas capacidades de hardware e software para simplificar o trabalho do usuário. Quando este se conecta a uma impressora paralela ou USB, insere um CD específico - como uma coletânea de arquivos de música e não um CD padrão de áudio - baixa ou abre um arquivo do tipo archive usando as poderosas tecnologias de apoio da área de trabalho, o PackageKit, que detecta a ação do usuário e instala ajudantes de software. Com os softwares gratuitos a abertos, não há escassez nem necessidade de comprar dispendiosas atualizações para obter funcionalidades básicas.
O Fedora 13 Beta possibilita que os desenvolvedores instalem e testem uma stack do Phyton 3 em paralelo, uma funcionalidade que permite escrever e testar código utilizando a linguagem Phyton 2.6 ou a linguagem de próxima geração, Phyton 3, para otimizar seu trabalho. O Phyton é uma das linguagens de programação mais poderosas e populares do mundo porque é fácil de aprender, possui sintaxe legível, grande variedade de bibliotecas de funções úteis, desempenho e escalabilidade.
Além disso, o Fedora 13 Beta traz novas funções para o depurador GNU, gdb, que permitem que ele ofereça informações para bibliotecas C/C++ e Phyton no mesmo processo de execução. Os programadores podem escrever código Phyton que chame funções C/C++, aprimorando o desempenho e o rápido desenvolvimento para detecção e depuração mais ágil e eficiente de problemas no uso do código. Quando combinado com aplicativos como o Eclipse, o Fedora 13 Beta oferece um ambiente de desenvolvimento de alto nível em que é possível transformar a próxima geração de ideias de código aberto em código.
Os administradores de sistema também poderão testar alguns dos avançados aprimoramentos no sistema de arquivo do Fedora 13 Beta. Novos recursos do sistema de arquivos btrfs possibilitam retrocesso completo de estados, deixando o teste e a recuperação de arquivos ainda mais poderosos. É mais fácil usar o sistema de arquivo de próxima geração graças aos aprimoramentos no instalador Anaconda, que oferece opções de interface mais abrangentes, incluindo mais opções para tipos de armazenamento avançados.
Durante seu ciclo de desenvolvimento, o Fedora 13 também apresentou pela primeira vez um pacote instalável do Zarafa, um substituto do groupware Exchange, com e-mail, calendários e outras ferramentas de colaboração para utilização com clientes Microsoft e Linux. Oferece uma interface de usuário web prática, familiar e confortável e suporte a POP/IMAP e a outros protocolos, além de ferramentas para integração com os serviços Linux existentes.
Para descobrir o software Fedora gratuito, mais recente e melhor, acesse http://fedoraproject.org/get-prerelease e baixe uma cópia do Fedora 13 Beta. Disponível nas versões em 32 e 64 bits e também nos links da comunidade Fedora, que contam com importantes informações.

(www.informetecnologia.com.br/interna_noticia.php?idN=5581)

Newry M. Fernandes Batista- Acadêmica do I ADM/2010

Técnico em Administração



O profissional que controla a rotina administrativa das empresas, tudo pelo computador.
Colabora nos planejamentos estratégico, tático e operacional , Realiza atividades em recursos humanos e procede à intermediação nos processos de colocação e de recolocação profissional. Atua na área de compras, auxilia no setor contábil e assessora a área de vendas. Executa intercâmbio de mercadorias e de serviços e executa atividades nas áreas fiscal e financeira. Então o administrador não quer
trabalhar mais sem o computador fica noite e dia na frente do seu amigo de trabalho.

Suanny

Reflexões de uma mente saturada

Fonte: http://veja.abril.com.br/110707/p_090.shtml

Existem momentos que a gente se perde em meio a tanta informação, tecnologia, que nada parece fazer sentido. Queremos tanto acompanhar esse ritmo e tentar ficar informado sobre tudo mas claro que é impossível.

Tecnologias novas criadas a cada instante, muitas opiniões disponíveis sobre um mesmo fato para serem consideradas, muitos lugares onde buscar conteúdo, aliás será que sabemos identificar onde realmente há conteúdo ou será que só seguimos o rebanho e concordamos em receber aquele tipo de informação sem questionar talvez porque muitas pessoas as julgam relevantes?

A sensação que fica é que as vezes nem temos tempo para construir uma opinião a respeito de algum fato por exemplo e a quantidade de dados os quais temos acesso nos faz pensar que nunca estamos bem informados, o que a meu ver é algo bom se for saudável, assim estaremos sempre em busca de mais e não estaremos na zona de conforto achando que já sabemos de tudo sobre determinado assunto.

Mas as vezes para estar por dentro de tudo quase tudo e tentar adivinhar tendências é necessário fazer o caminho inverso e ir buscar em outras fontes que talvez nem sejam tão novas assim.Como disse o Gil Giardelli :

A Internet é uma releitura da história da Humanidade


Jaqueline Viana

Impressora Multifuncional.


Impressora multifuncional é aquela que possui várias ultilidades, geralmente consiste de um equipamento integrado por scanner, impressora,copiadora e fax. Utilizado ultimamente tanto por grandes como por pequenas empresas.

Esse tipo de equipamentos conta com características mais avançadas no tratamento e gestão documental da informação tais como: enviar imagens colocadas no digitalizador diretamente para uma pasta.

Hoje em dia a marcas mais importantes nesta área são: Ricoh, Canon e Xerox nos equipamentos de escritório. Para uso pessoal a HP, Brother, Samsung são as marcas mais comuns.
Vivian Rafaela Chaves da Silva- Acadêmica do curso de Adm 1º semestre.

Estímulo para quem trabalha desenvolvendo ciência e tecnologia na Amazônia e reconhecimento ao esforço dispensado pelos pesquisadores. Essa foi a frase do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), doutor Juan Revilla, um dos agraciados com o 1º prêmio "Professor Samuel Benchimol", entregue no dia 25 de novembro, em Manaus. No mesmo dia, aconteceu o Fórum Anual sobre a Amazônia que, como o prêmio, é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em parceria com o Sistema Sebrae, Ação Pró-Amazônia (das Federações de Indústrias da Amazônia Legal), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Confederação Nacional da Indústria (CNI). "Somente com conhecimento profundo sobre a Amazônia poderemos garanti-la como patrimônio de todos os brasileiros", afirma o diretor superintendente do Sebrae no Amazonas, José Carlos Reston.
Os dois eventos visam, cada um, ao seu modo, fomentar o desenvolvimento econômico e social da região, com sustentabilidade ambiental. Pessoas físicas e jurídicas concorreram ao prêmio com projetos nas áreas econômica e tecnológica, ambiental e social. Durante o fórum, os vencedores puderam expor suas idéias, uma amostra diversificada de como aproveitar os recursos da região em prol da melhoria da qualidade de vida da população.
Os vencedores, além, do doutor Juan Revilla, são: José Carlos Martins Brandão, Ronisley Martins, Jader Portela, Jesuéte Brandão (Universidade Federal do Amazonas); Alfredo Homma (Embrapa Amazônia Ocidental); Nilson Carvalho (Inpa); Jerusa Andrade (Inpa); João Tito Borges (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica - Fucapi); Suani Teixeira Coelho (Centro Nacinal de Referência em Biomassa - Cenbio); Dércio Ferreira de Oliveira (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai); e Geraldo Lira de Souza, M. A. Guedes Coelho.
O prêmio e o fórum são inspirados em frase do professor Samuel Benchimol: "O mundo amazônico não poderá ficar isolado ou alheio ao desenvolvimento brasileiro e internacional, porém, ele terá de se auto-sustentar em quatro parâmetros e paradigmas fundamentais: isto é, ele deve ser economicamente viável, ecologicamente adequado, politicamente equilibrado e socialmente justo".
O empresário Jaime Benchimol, diretor da CDL-Manaus, foi homenageado na cerimônia de entrega do prêmio que leva o nome do patriarca da família Benchimol.
O secretário de Tecnologia Industrial do Mdic, Roberto Jaguaribe, que na cerimônia de entrega representou o ministro Luiz Fernando Furlan, considera o prêmio Samuel Benchimol da maior importância para toda a Amazônia, pois viabiliza a execução de projetos voltados para as áreas econômica, ambiental e social. Para o secretário, o prêmio vem de encontro a tudo o que o professor Benchimol delineou em mais de cem trabalhos. "A Amazônia precisa ser desenvolvida, transformando as potencialidades em valor econômico, sem agressão ao meio ambiente. Que os projetos vencedores sejam implantados e se transformem em realidade, contribuindo para o engrandecimento do País", incentivou Jaguaribe.


Jaqueline Viana